domingo, 23 de janeiro de 2011

JESUS CHAMOU OS APÓSTOLOS , VICENTE E HOJE A NÓS

PARÓQUIA DA SRA DA LUZ
(Almádena , Espiche , Luz)

3º Domingo comum | 22 e 23 Jan11 2011 | S. Vicente
Jesus escolhe a Galileia, terra de pessoas afastadas, pouco praticantes, nada clericais, de costumes pouco piedosos, desprezada pelas autoridades judaicas, para começar a sua actividade apostólica. Galileia será o seu povo.

Mateus diz que a salvação vem desta Galileia desprezada e sob suspeita pelos intérpretes oficiais da Lei. Deus serve-Se do que oficialmente não conta ou é visto com desconfiança para levar avante o seu plano. Esta escolha dá a entender que a salvação que Jesus vai oferecer é universal. Jesus começa por nos convidar a mudar, a nos encontrarmos com Alguém que quer tornar-nos melhores pessoas, mais humanas e mais felizes. É sempre momento oportuno para nos convertermos, porque é sempre momento oportuno para amar, para ser feliz, para agradecer, para se deixar transformar pelo acolhimento, a proximidade, a companhia e o amor de Deus.

Deus está próximo. Não chega ao som de trombetas, vem como brisa, como sussurro, sente-se dentro do coração, porque o Reino de Deus não está fora, está no nosso interior. “Algo novo está a aparecer” não o notais? Jesus é o começo desse “ algo  novo”, diferente de tudo o vivido até agora, que já começou e que  não tem fim.
 
Jesus chama pessoas simples que estavam a realizar o seu trabalho. Como a Pedro, André... chama a cada um de nós pelo nosso nome. Nem o chamamento nem a resposta são de uma vez para sempre. O chamamento não é para minorias, é para todos, realiza-se cada dia à nossa volta, no nosso trabalho, nas actividades diárias; a resposta, pessoal, livre e responsável, também se vai dando cada dia. O caminho do seguimento percorre-se e se renova-se todos os dias da nossa vida. Jesus convida-nos a dar liberdade e vida a todas as pessoas, levando a Nova, a Boa, a Melhor Notícia. Como Ele faz.

Sem comentários: