sábado, 29 de janeiro de 2011

“APRENDE A SER BOM E FELIZ “

“Aprende a ser bom e feliz “-É o primeiro mandamento de Deus, “”. Talvez seja o único mandamento de Deus. E se me tivesse que ficar com uma única palavra do Evangelho, deixando todas as outras, ficaria com esta: BEM-AVENTURADOS.Com esta palavra inaugurou e nesta palavra resumiu Jesus, toda a sua mensagem. Um dia, ardia-lhe dentro a chama dos profetas, de todos os profetas e decidido, subiu ao monte, como Moisés noutro tempo, mas não carregado com duas pesadas tábuas de pedra para gravar ali dez mandamentos, mas carregado com o ar do Espírito, impelido pelo ar alegre e transformador do Espírito e proclamou aos quatro ventos oito alegres éditos: “ditosos, ditosas vós”.


Jesus não optou pelos pobres. Foi pobre. Optou pelo ser humano, por todo o ser humano, a partir dos pobres, sendo um deles. Os pobres em espírito confiam plenamente em Deus, têm liberdade e independência interior, carecem da idolatria de possuir e açambarcar. Estão abertos e agradecidos ao que os outros e Deus lhes quiserem dar cada dia. É o caminho para a felicidade plena.

Trata-se da felicidade interior. É plena a felicidade que nasce de dentro, porque se continua a ser feliz perante as dificuldades e conflitos que inevitavelmente virão de fora. É o consolo e a sabedoria de Jesus. Trabalhar para que a vida seja mais humana, mais suportável, mais tolerável, mais feliz, para converter a terra num bem comum para todos, é fonte da autêntica felicidade.

Sem comentários: