segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

NOVENA DE NATAL

4º Dia – 19 de Dezembro O quarto dia é dedicado à SINCERIDADE. Uma qualidade sem a qual o amor não pode subsistir, já que não há amor onde há mentira. Amar é andar na verdade, sem máscaras, sem o peso da hipocrisia e com a força de integridade. Só na verdade somos livres como anunciou Jesus Cristo: João 8, 32. Ensina-nos a ser sinceros e a viver na verdade.

5º Dia – 20 de Dezembro O quinto dia é dedicado ao DIÁLOGO. Toda a Bíblia é um diálogo amoroso e salvífico de Deus com os homens. Um diálogo que leva a seu cume e sua plenitude quando a Palavra de Deus que é Seu Filho, se faz carne, se faz homem, tal como narra São João no primeiro capítulo de seu evangelho. De Deus apoiado na sinceridade, assegurado no respeito e enriquecido pela compreensão, é o que necessitamos em todas nossas relações, um diálogo em que diariamente "nos revestimos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência.( Colossenses 3, 12). Ensina-nos a dialogar sempre porqueTu ,Deus Uno e Trino és diálogo, comunhão ..

6º Dia – 21 de Dezembro - O Sexto dia para valorizar a SIMPLICIDADE. Simplicidade que é a virtude das almas grandes e das pessoas nobres. Simplicidade que foi o adorno de Maria de Nazaré tal como ela mesma o proclama em seu canto de Magníficat. "Meu espírito se alegra em Deus meu Salvador porque olhou a humildade de sua serva" Lucas 1, 47 – 48. Ensina-nos a ser SIMPLES , como Maria, com o José…

7º Dia – 22 de Dezembro – O Sétimo dia para crescer em GENEROSIDADE. É a capacidade de dar com desinteresse onde o amor ganha a corrida do egoísmo.

É na entrega generosa de nós mesmos que se mostra a profundidade de um amor que não se esgota nas palavras.

E isso é o que celebramos no Natal: o gesto sem par de um Deus que dá a si mesmo. Isso São Paulo destaca: "soberba também na generosidade... pois conheceis a generosidade de Nosso Senhor Jesus Cristo o qual sendo rico, por vós se fez pobre para que vos enriquecêsseis com sua pobreza". É uma passagem bíblica em que o apóstolo convida aos Coríntios a compartilhar os bens com os necessitados. 2Cor 8, 7 - 15. Ensina-nos a ser generosos e a perceber que é dando que se recebe sempre.

8º Dia – 23 de Dezembro Oitavo dia para assegurar a. Uma fé que é firme quando nasce de uma relação amistosa com o Senhor. Uma fé que é autêntica se está confirmada com as boas obras, de modo que a religião não seja apenas de rezas, ritos e tradições. A FÉ é a força da vida e sem ela andamos à deriva. Razão tinha Publio Siro ao dizer: aquele que perdeu a fé, já não tem mais nada a perder. Que bom que cuidemos de nossa fé como se cuida de um tesouro!

Que bom que nos possam saudar como à Virgem!: "Feliz és tu que acreditaste ". Lc 1, 45.6

ANTES DA CEIA E DE PREFERÊNCIA JUNT O AO PRESÉPIO ,COM A VELA DA PAZ ACESA

Oração ao menino Deus: Senhor, Natal é a lembrança de teu nascimento entre nós, é a presença de Teu amor na nossa família e na nossa sociedade. Natal é certeza de que o Deus do céu e da terra é nosso Pai, que E ,Tu, Divino Menino, és nosso irmão.

Que esta reunião junto ao teu presépio nos aumente a fé em sua bondade, nos comprometa a viver verdadeiramente como irmãos, nos dê valor para matar o ódio e semear a justiça e a paz simbolizada nas vela hoje, acesas, nas nossas janelas .

Ó Divino Menino, ensina-nos a compreender que onde há amor e justiça, ali estas tu e ali também é natal. Amém

Sem comentários: